Ads Top


Cruz das Almas recebe certificado de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: divulgação

Nesta semana, o Ministério do Turismo certificou o município de Cruz das Almas no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, a cidade passa a ser registrada no Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMapa), que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo.

A ferramenta do Governo Federal reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e tem o objetivo de impulsionar o setor em cada região turística do país. Com a certificação, Cruz das Almas poderá ser beneficiada com maiores investimentos por meio de recursos federais e estaduais, além de participar de ações de promoção turística.

“Esse é um passo importante para a consolidação do nosso turismo no cenário regional e nos dá visibilidade no panorama nacional. A inclusão do município no SISMapa vai fomentar o turismo e toda a cadeia econômica do setor”, afirmou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Cruz das Almas pertence à Câmara Técnica de Turismo Caminhos do Jiquiriçá, que também foi registrada no SISMapa. O grupo é uma Instância de Governança Regional que inclui outras 12 cidades: Amargosa, Castro Alves, Cravolândia, Dom Macedo Costa, Jaguaquara, Jequiriçá, Milagres, Mutuípe, Santa Inês, Santo Antônio de Jesus, Ubaíra e Varzedo.

Para se cadastrar na plataforma, a Prefeitura precisou atender critérios técnicos, como possuir um órgão responsável pelo turismo, definir o orçamento do setor, ter um Conselho Municipal de Turismo ativo e credenciar empresar e trabalhadores no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O certificado tem validade de um ano e é assinado pelo Ministro do Turismo e pela Secretária Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões. A partir de agora, a Prefeitura vai elaborar o Plano Municipal de Turismo. O documento vai nortear projetos e definir prioridades no desenvolvimento do turismo cruzalmense.

Entre os projetos já em andamento estão a construção da Praça de Eventos, no bairro Vila Alzira, e da Cidade da Música, que contam com recursos do Ministério do Turismo. “Todo esse esforço vai atrair investimentos e gerar mais empregos e renda para a população local. Tenho certeza que Cruz das Almas tem potencial para despertar o interesse de ainda mais turistas”, disse o secretário Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Valdo Caldas.

ASCOM


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.