Pela primeira vez na história o Dia da Consciência Negra é feriado nacional
O Dia da Consciência Negra, realizado em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares. O evento é considerado feriado em todo o território nacional e é celebrado por movimentos de direitos civis desde os anos 1960, como forma de valorizar a luta e a cultura negra.
A data é considerada feriado em todo o país , desde a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023 .
Qual é o significado do Dia da Consciência Negra?
A data marca a morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, hoje Estado de Alagoas. Quilombo é o nome que se dá às comunidades — em geral fortificadas — formadas majoritariamente por escravizados fugitivos. Palmares foi o maior quilombo brasileiro, chegando a ter simultaneamente 20 mil habitantes, maior portanto do que a maioria das cidades brasileiras naquela época, quando o país tinha cerca de 300 mil habitantes — excluídos os indígenas. Capturado e preso, Zumbi morreu degolado pelas tropas do bandeirante em 20 de novembro de 1695.
Quem foi Zumbi dos Palmares?
Palmares foi o maior quilombo brasileiro, chegando a ter simultaneamente 20 mil habitantes. Era maior, portanto, que a maioria das cidades brasileiras da época, quando o país tinha cerca de 300 mil habitantes — excluídos os indígenas.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário: