Mês de aniversário da cidade: Conheça história de Cruz das Almas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA |
Os primeiros habitantes vieram das cidades de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, motivados pelas condições do solo. Entre as famílias que chegaram à região estão os Batista de Magalhães e Rocha Passos, ambas com descendência portuguesa. Os moradores deram início à plantação de cana-de-açúcar, à instalação de engenhos e à formação do arraial, que se localizava às margens da estrada real. Essa estrada ligava São Félix ao Rio de Contas, com destino posterior a Minas Gerais e Goiás.
Inicialmente, o arraial integrava a freguesia de São Félix. Em 22 de janeiro de 1815, a capela local foi elevada à condição de freguesia com o nome de Nossa Senhora do Bonsucesso da Cruz das Almas. Durante o período imperial, a localidade esteve vinculada à freguesia de Outeiro Redondo. Em 1897, após a Proclamação da República, Cruz das Almas passou a ter administração própria com o status de vila e município.
Turismo
Cruz das Almas é reconhecida por sediar festas de São João, que atraem milhares de visitantes de diversas regiões. Durante o período junino, a cidade ultrapassa a marca de 150 mil pessoas. Também ocorrem na cidade eventos religiosos e culturais que movimentam a economia local e atraem públicos variados.
Economia
A atividade agrícola é uma das bases da economia do município, com destaque para o cultivo de fumo, laranja, limão tahiti e mandioca. A cidade possui indústrias e distribuidoras que exportam para diferentes países. Cruz das Almas é conhecida como a maior produtora de tabaco da Bahia, sendo uma das principais exportadoras da América Latina, com distribuição de mais de mil toneladas anuais.
Na indústria, o município abriga um polo calçadista e têxtil, com filiais de empresas do setor. Já no setor de serviços, há presença de redes varejistas, prestadores de serviço e instituições bancárias, totalizando cinco agências no município.
Geografia
Cruz das Almas faz limite com os seguintes municípios: ao norte, Muritiba; ao sul, São Felipe; a oeste, Conceição do Almeida e Sapeaçu; a leste, São Félix. A cidade está localizada no Recôncavo Sul da Bahia, a 146 quilômetros de Salvador, com acesso pelas rodovias BR-101 e BR-324.
População
O município tem uma população estimada em 63.299 habitantes, com densidade demográfica de 402,12 habitantes por quilômetro quadrado.
Nenhum comentário: