Corrida de São Silvestre completa 100 anos
| Foto: IA |
A tradicional corrida de rua de São Silvestre chega à 100ª edição nesta quarta-feira, 31 de dezembro, em São Paulo.
Antes disputada à noite, praticamente na virada do ano, passou a ser realizada à tarde e, nas últimas edições, pela manhã.
A origem foi uma corrida noturna em Paris, na França, em que os atletas usavam tochas. O jornalista Cásper Líbero assistiu no local e quis implementar no Brasil.
Segundo o advogado, escritor e historiador Antônio Carlos de Paula, diante dos poucos registros sobre o início da São Silvestre, em 1925, a corrida foi batizada com esse nome por justamente ser o dia do santo São Silvestre, celebrado em 31 de dezembro pela Igreja Católica.
- A única referência que tem é porque é o dia do santo. Mas, quando comecei a pesquisar, não tem muitas informações sobre as primeiras corridas. Jornalismo antigamente não dava muita bola. Saíam algumas notas, mas nada muito aprofundado. Muito registro a gente acha nas revistas que o Clube Esperia (tradicional clube social e esportivo de São Paulo) soltava sobre o esporte em geral e os atletas deles. É onde tem uma coisinha ou outra – afirmou o neto de Alfredo Gomes, primeiro vencedor da corrida.
Quem foi São Silvestre?
Silvestre foi o 33º papa, entre os anos 314 e 315. Assumiu o comando da Igreja Católica logo depois que o imperador Constantino decretou tolerância aos cristãos em Roma, em 313.
- Coube a ele estabelecer a organização da Igreja neste momento em que não se tinha mais a perseguição aos cristãos. Podiam celebrar os cultos sem perseguição do Império Romano. Através da organização, das leis, Silvestre passa a introduzir a religião na sociedade, enfrentando os problemas internos das heresias naquele período, mas precisava colocar ordem no cristianismo interno por conta das várias comunidades. Ele dá grandes passos em vista à organização e dinamização da vida cristã – explicou o padre Antônio Elcio de Souza, Vigário Geral e reitor do seminário da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário: