Ads Top


Maragogipe: Pesquisa sobre Ceramistas de Coqueiros é apresentada por pesquisadora da UNEB

Fotos: Reprodução

A pesquisadora e mestranda Marineide Leite Marques, (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR-CNPq) apresentou à comunidade de Coqueiros, em Maragogipe, na sexta-feira, 20/09, no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição o Projeto intitulado "Ceramistas de Coqueiros: Saberes ancestrais e a EJA".

O Projeto faz um levantamento sobre o trabalho das ceramistas de Coqueiros, em Maragogipe, vinculado às questões étnicas através dos traços do pertencimento indígenas, produzidos na cerâmica que de mãos habilidosas usando os elementos da natureza (terra, água, ar e o fogo) fazem as "louças" utilitárias, decorativas e litúrgicas do Axé configurando-se como valor simbólico e econômico da cultura no Recôncavo da Bahia.

O trabalho de pesquisa foi iniciado em 2015 antes mesmo da aprovação e ingresso no mestrado da UNEB. Na apresentação à comunidade escolar foi possível demonstrar a todos os presentes a importância cultural, econômica e histórica da produção da cerâmica de Coqueiros. O Projeto é orientado pela Prof.ª Drª. Leliana Santos de Sousa.

Fonte: Diário da Notícia 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.