Ads Top


Cruz das Almas: terceira cirurgia de menino que foi atingido por ‘espada’ no rosto é adiada; criança segue internada


A terceira cirurgia do garoto Alex Ribeiro Costa, de 11 anos, foi adiada. O menino ficou gravemente ferido no rosto após ser atingido por uma espada – tipo de fogos de artifício –, em Cruz das Almas, e perdeu 11 dentes.

O caso aconteceu na noite da última segunda-feira (13). O garoto já passou por duas cirurgias e a terceira, que seria feita na quarta (15), foi suspensa porque o maxilar da criança segue bastante inchado. Com isso, ainda não há uma nova previsão para o procedimento. Ele segue internado.

Alex ficou ferido em uma disputa de espadeiros, como são chamadas as pessoas que soltam as espadas. De acordo com Josenildo Oliveira da Silva, padrasto da criança, o menino não tem o hábito de soltar espadas, mas resolveu assistir os fogos pela primeira vez.

“Ele foi ver as espadas e as espadas vieram na direção dele, aí pegou na boca dele. De lá, levaram para a UPA e da UPA a gente foi para Feira de Santana. Ele fez uma cirurgia na boca e perdeu 11 dentes. Agora ele vai fazer a cirurgia do maxilar. O médico disse que ele está bem, está sedado. Estão aguardando ele desinchar um pouco, para fazer a cirurgia da boca”.

Logo após ser atingido, o garoto foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por causa da gravidade dos ferimentos, a vítima foi levada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas o estado de saúde do garoto é estável. O menino está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar, porque a família vive em situação de vulnerabilidade social.

As guerras de espada são uma tradição no Recôncavo Baiano, mas foram proibidas em Cruz das Almas em 2011, com base no Estatuto do Desarmamento, instituído em 2003, por causa do risco à vida.

Além disso, legislação estadual prevê que fabricar, possuir e soltar espadas é crime, cuja pena pode chegar até seis anos de prisão.

Conteúdo G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.